Marketplace, uma oportunidade para alavancar suas vendas.

Escrito por André Santos em . Publicado em Artigos técnicos

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Marketplace hoje é uma tendência na internet e uma grande oportunidade para que lojistas do Brasil inteiro possam ampliar suas vendas e tornar a rentabilidade de seus negócios mais instável.
Existe muita oportunidade nesse modelo de comércio mas, é preciso conhecer bem as regras de cada “território” para evitar surpresas. É preciso planejamento e com isso o conhecimento profundo de como começar, por onde começar?

Conheça alguns marketplaces de destaque no Brasil:

Abaixo, alguns pontos que são importantes de se conhecer bem antes de começar:

  • CADASTRO – cadastre-se corretamente, incluía de forma correta seu CNPJ e dados comerciais;
  • CONTRATO – se existe um contrato de adesão, leia atentamente todas as cláusulas e questione quando houver dúvidas sobre a parceria, em alguns casos, não existe contrato e sim, um Termo e Condições que também deve ser analisado;
  • COMO FUNCIONA? – analise como funciona bem todo mecanismo do marketplace contratado, formas de pagamento, logística, prevenção à fraude
  • QUEM PODE VENDER? – apenas pessoa jurídica? É possível pessoa física se tornar um competidor de meu negócio neste marketplace?
  • O QUE PODE SER VENDIDO? – verifique se o canal escolhido possui alguma lista de produtos proibidos e consulte como realizar uma possível reunião com o jurídico do marketplace escolhido, caso, tenha a patente da marca.
  • QUANTO CUSTA? – cuidado com as surpresas, neste momento é imprescindível analisar quanto custa anunciar e a tabela de preço de todos os marketplaces ativos no mercado brasileiro;
  • COMO FAÇO PARA RECEBER OS VALORES MINHAS VENDAS? – destaque para o prazo em que os valores estrão disponíveis para transferência em sua conta poupança/corrente para saque, geralmente em torno de 10 a 21 dias.
  • GESTÃO DA LOJA – tenha como prioridade para iniciar sua operação que seus dados de cadastro estão corretos e que o login e senha liberados para o acesso. Após isso, verifique como seus produtos irão ser listados no marketplace e se existe alguma forma de promove-los com destaque
  • GESTÃO DE VENDAS – elabore todo um processo de vendas no marketplace escolhido desde o processo de aprovação de vendas, entrega de pedidos, emissão de nota fiscal, política de trocas e devoluções e deixa bem claro ao cliente como será a política de frete.
  • ATENDIMENTO E PÓS VENDAS – sempre esteja atento a central de atendimento disponibilizada pelo canal de vendas escolhido para verificar o que seu cliente deseja durante e depois da venda efetuado. Desenvolver um bom processo de p´so também é essencial.

Pronto! Já pode começar e investir de cabeça nessa tendência do e-commerce mundial.

Trackback para o seu website.

André Santos

Apaixonado por e-commerce, social media e empreendedorismo. Formado pela Universidade Estácio de Sá em Administração de Empresas, MBA em Marketing e Vendas pela FGV. Já capacitou cerca de 20.000 empreendedores em eventos como Ciclo MPE.Net, SEBRAE, Primeiro E-commerce e Universidade MercadoLivre. Acompanha o desenvolvimento de grandes, médias e pequenas operações de e-commerce há 07 anos como consultor. Recentemente após cursar Gerenciamento de Projetos na FGV decidiu levar ao papel, caneta e boas doses de uísque o projeto EcommercePME com objetivo de atender a pequenos e médios empresários que todos os dias enxergam na internet oportunidade de empreender.

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