A importancia no planejamento e desenvolvimento de um e-commerce

Escrito por Thiago Trivelato em . Publicado em Artigos técnicos

planejamento

Planejar um empreendimento não uma atividade muito popular entre os empreendedores e isso explica, em parte, a famosa estatística do Sebrae que indica uma taxa de encerramento de 53% das micro e pequenas empresas até o terceiro ano de vida. Esse índice é desconhecido no caso específico do e-commerce, mas é provável que as taxas de encerramento sejam semelhantes, ou até mais elevadas.

Uma ferramenta útil para o bom desenvolvimento do negocio e de seu planejamento é o plano de negócios. A elaboração do plano de negócios surgiu com o objetivo de apresentar o empreendimento a possíveis parceiros comerciais, como sócios, incubadoras e investidores.

Ao desenvolver o plano de negócios muitas variáveis inerentes ao empreendimento são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento e a busca por essas respostas gera um melhor conhecimento do negócio, diminuindo incertezas e, conseqüentemente, os riscos inerentes ao projeto.

Estrutura típica de um plano de negócios.

crono

Um projeto de e-commerce bem elaborado pode reduzir os custos de todo o seu ciclo comercial de modo surpreendente, acelerando seu crescimento, ampliando a facilidade de ser encontrado independente da localidade, aumentando ganhos. E, por fim, redefinindo a perspectiva de seu objetivo.

Segundo e-commerce.org, Brasil é o 5º país no mundo em usuários de internet. Em 2011, foram 32 milhões de consumidores que movimentaram 18 bilhões de reais.
Fonte: http://tobeguarany.com/internet_no_brasil.php

Antes de se aventurar em um novo empreendimento, analise estas dicas:

  • Nicho de mercado que vai atender;
  • Como funciona a concorrência na internet;
  • Hábitos e costumes de seus futuros consumidores;
  • A facilidade de seu produto ser comercializado na internet;
  • Procure conhecer os aspectos legais dos produtos e o entorno;
  • Procure bons fornecedores e baixos custos;
  • Faça contrato com parceiros logisticos que tenham entregas eficientes, seguras e econômicas;
  • Planeje estratégias de divulgação.

Alguns dados importantes:

  • 43% dos brasileiros assistem TV enquanto navegam na internet.
  • 51% dos consumidores de e-commerce fazem uma busca após serem impactados por um anuncio.
  • 71% das buscas em aparelhos moveis ocorrem quando o cliente esta acompanhando um comercial.
  • 63% das compras partem de midias sociais.

A escolha da plataforma de e-commerce:

Multicanal

Uma plataforma multicanal permite o acesso através de todos os dispositivos que possam vir a ser utilizados pelo cliente(smartphone, televisão, relogio, PC, e etc..).
Ao escolher uma plataforma verifique se ela permite esta liberadade para seu cliente final.

Market Places

Foneceça a possibilidade de seus cliente localizarem seus produtos em diversos lugares que vão além de sua plataforma de e-commerce.
Através de plataformas que possuem market places seu e-commerce se torna uma central de vendas vindas de outras oportuidades, seu produto estará cadastrado em apenas um local, mas poderá ser vendido em diversos outros.

Além da venda em diversos locais, também é possivel que fornecedores oferecam produtos em sua loja no conceito de cross-docking(http://pt.wikipedia.org/wiki/Crossdocking).

Escalabilidade

Procure uma plataforma que te cobre pelo consumo utilizado e não por suas funcionalidades, não é justo que uma loja pequena pague o mesmo que uma loja grande.
Além desta forma de cobrança, a plataforma deve te fornecer a possibilidade de crescimento sem problemas, pois uma loja pequena pode vir a expandir rapidamente e a plataforma escolhida deve permitir este crescimento.

Pesquisa

Faça com que seu cliente chegue até sua loja de uma forma simples, procure uma plataforma que te forneça SEO nativo, onde a responsabilidade tecnica saia das mãos do gerente de e-commerce e fique sobre a plataforma.
Analise se a plataforma oferece uma experiencia de busca agradavél e intuitiva, e que através da pesquisa armazene os passos do usuario até onde ele chegou no processo, conversão ou compra cancelada.
Dica de ferramenta: (User Testing)

Catalogo de Produtos

Uma plataforma inteligente deve fornecer uma forma de cadastro de produtos adaptavel a sua necessidade.
O momento do cadastro do produto deve ser pensado para além de ser pratico, fornecer ao cliente da plataforma uma forma simples do produto ser localizado.
Além disso a plataforma deve oferecer a possibilidade de multiplas categorias e subcategorias.

Relatório e Analise

Através dos acessos feitos em sua plataforma, produtos e categorias a plataforma deve lhe fornecer relatorios para analise e monitoração do que cada usuario busca e gosta em seu e-commerce.
Com os dados de acesso compilados você será capaz de saber as preferencias e o perfil de seu cliente.

Agilidade

Com os relatorios e monitoramento a plataforma deve lhe fornecer a possibilidade de ações ageis oferecendo promoções especificas para o perfil de seus clientes.

Segurança

Procure saber como a plataforma foi desenvolvida, se as senhas e dados cruciais são cripitografados, como é trafegado os dados na plataforma.
Como é feito o backup e atualizações de seu sistema.

Conheça a plataforma de e-commerce 00K

Trackback para o seu website.

Thiago Trivelato

Participa da internet desde o inicio da bolha em meados dos anos 2000, desde lá sempre foi aficionado por internet e tecnologia. Com esta paixão construiu parte da internet trabalhando em provedores como Digiweb, Uol e Locaweb. Traz na bagagem empreendedorismo e negócios pois trabalhou na arquitetura e desenvolvimento de sistemas voltados a compra coletiva e e-commerce (Wego/Skoletivos/Mobly/Shoes4you/Dafiti). Hoje assume o papel de Gerente de TI da Plataforma de Negócios Online 00K, compartilha o conhecimento adquirido na caminhada em artigos técnicos, teóricos e de negócio.

Comentários (2)

  • Ricardo

    |

    Muito show, vlw pelo post.

    Responder

  • Felipe

    |

    Cara,

    Muito bom o seu post meu querido…

    Continue assim que você vai longe!

    =)

    Responder

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