A era do ajudar a comprar

Escrito por Thiago Trivelato em . Publicado em Artigos técnicos

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Em um e-commerce não existe o contato físico com o cliente trazendo a sensação de uma certa distância no relacionamento.
Mesmo no mundo virtual é possível estreitar a relação com o cliente, com a ajuda da tecnologia com os dados adquiridos conforme a navegação do cliente em seu e-commerce e mídias sociais.
Efetuar uma venda nada mais é do que solucionar um problema ou satisfazer um desejo de uma pessoa, se nós estivermos preparados conhecendo o gosto de nosso cliente antes mesmo de recebe-lo em nosso e-commerce além de surpreende-lo será muito mais fácil e teremos com certeza uma alta taxa de conversão.
Crie empatia
No momento do acesso a seu e-commerce deixe exposto a seu cliente os produtos com que ele tem mais empatia, faça um acesso personalizado a ele apresentando as opções desejadas através dos dados pré capturados.
E conforme o cliente navegar e mostrar desejo em outros tipos de produtos atualize sua base de dados.
Através das mídias sociais é possível identificar a família e amigos mais próximos de seu cliente com estas informações crie relacionamentos entre os produtos visitados.
Imagine que ao edicionar um item em um carrinho compra o e-commerce sugira a seu cliente, seu irmão gostaria deste item que tal comprar para ele?
Neste momento o cliente está bem propenso a levar o item junto na mesma compra.
Comunique-se
Comunique-se com seu cliente, dispare noticias sobre seu site e produtos e não faça e-mail marketing pois a era da publicidade digital via e-mail já acabou.
Está provado em pesquisas que os clientes preferem muito mais receber um e-mail personalizado e pessoal do que serem bombardeados com propagandas que não lhes interessa.
Para este disparo de e-mail crie um personagem fictício(este personagem deve mudar a cada range de data, exemplo de 3 em 3 meses) através deste personagem crie um elo com seu cliente, exibindo neste e-mail um relacionamento estreito com seu cliente.
Um exemplo:
Eduardo Santos Souza(Meu personagem fictício) disparando um e-mail para Paulo Bernardo.
Titulo do e-mail: Descontos exclusivos para Eduardo Nogueira(Pai do paulo que está na semana do aniversário).
Olá Paulo, tudo bem ?
Sabemos que seu pai faz aniversário está semana por isso estamos com descontos exclusivos para ele.
Acesse nossa loja virtual e confira os produtos que separamos para ele, o frete é por nossa conta.
Veja abaixo alguns produtos que estão com desconto para você:
Lista de no máximo 6 produtos.
Parabéns para sua família e feliz aniversário para seu pai.
Deixe seu cliente seguro
Deixe seu cliente seguro durante o processo da compra pois seu cliente deve confiar em seu e-commerce antes mesmo de ter comprado.
Muna seu cliente de toda informação necessária deixando claro qual é o produto que ele está comprando, como será o processo da compra, qual empresa irá transportar, a garantia sobre o produto e sua entrega.
Deixe claro a seu cliente que ele deve confiar em seus produtos e serviços demonstrando as soluções apresentadas e a expertise de seu e-commerce no assunto.
Filie-se a sites de segurança e adicione os selos em seu e-commerce, mostre a seu cliente que nunca irá utilizar os dados dele ilegalmente.
No carrinho de compra deixe claro que nunca irá armazenar os dados de compra de seu cliente como por exemplo o cartão de credito.
O papel de seu e-commerce é mostrar ao seu cliente que seu produto ou serviço é aquele que realmente precisa e que ele esta pronto para comprar.
Conversão
Está é o momento mais critico de seu e-commerce pois seu cliente está no carrinho de compras.
Neste momento você deve facilitar ao máximo o processo para finalização da compra exibindo todos os campos e informações necessárias para o fechamento da compra de uma maneira simples e com ótima usabilidade.
Neste momento não devemos prometer nada além do básico pois é frustrante para o cliente não cumprir o que se promete.
É muito melhor prometer a entrega em 5 dias e entregar em 2, do que prometer em 2 e entregar em 5.
Antecipe-se
Antes do produto chegar a seu destino, envie um agrado a seu cliente.
Ofereça um brinde, de desconto em uma nova compra ofereça frete grátis.
Deixe claro a seu cliente o quanto está feliz com aquela compra, mostre a ele que está interessado em ouvir o retorno sobre o processo que ele teve em seu site.
Peça para seu cliente efetuar um feedback sobre o produto que ele comprou e o processo de compra em seu e-commerce.
Ouça o que funciona, o que não funciona, como conseguir melhores resultados, como medir esses resultado.
Com isso, você descobre como satisfazer esse cliente e torná-lo um entusiasta, que te trará outros clientes.
Um cliente feliz é a ferramenta mais poderosa que você pode ter na sua área de marketing.

Trackback para o seu website.

Thiago Trivelato

Participa da internet desde o inicio da bolha em meados dos anos 2000, desde lá sempre foi aficionado por internet e tecnologia. Com esta paixão construiu parte da internet trabalhando em provedores como Digiweb, Uol e Locaweb. Traz na bagagem empreendedorismo e negócios pois trabalhou na arquitetura e desenvolvimento de sistemas voltados a compra coletiva e e-commerce (Wego/Skoletivos/Mobly/Shoes4you/Dafiti). Hoje assume o papel de Gerente de TI da Plataforma de Negócios Online 00K, compartilha o conhecimento adquirido na caminhada em artigos técnicos, teóricos e de negócio.

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