E-commerce e o poder da informação

Escrito por Thiago Trivelato em . Publicado em Artigos técnicos

poder-informacao
Para iniciar este artigo compartilho uma frase muito conhecida e a qual se pratica em nosso cotidiano: Quem tem a informação detém o poder.
Imagine conseguir dados qualitativos sobre os clientes de seu e-commerce como por exemplo:
  • Time do coração
  • Banda favorita
  • Principais lugares por onde viajou
  • Árvore familiar
  • Classe Social

 

Ou além disso iniciar seu e-commerce com clientes o qual possuam real interesse em seus produtos ou então aumentar a quantidade de clientes cadastrados em sua loja virtual.
Este benefício somente é possível com a utilização de redes sociais e mineração de dados(Data Mining).
O Data Mining busca padronizar sistemas e subconjuntos de dados.

Segue abaixo quatro etapas básicas:

  • Exploração
  • Construção de modelo
  • Definição de padrão
  • Validação e verificação

 

O Data Mining integra o KDD (Knowledge Discovery in Database), processo de conhecimento de estruturação de dados. O Data Mining extrai informações válidas, abrangentes e até mesmo desconhecidas de uma ampla base de dados.
Não é apenas uma consulta de banco de dados, pois permite a exploração e a inferência de informação. Utiliza técnicas diferenciadas em redes neurais, evidenciando informações para uma rede hierárquica de decisão e sistemas estatísticos.
A busca, muitas vezes, é interativa possibilitando a revisão dos resultados pelos analistas responsáveis em Data Mining. O objetivo é formatar novos conjuntos informação refinada retirada de um banco de dados geral. Após o refino das informações é realizado uma realimentação do sistema seguindo novos parâmetros.

Mineração de dados nas redes sociais.

Hoje em dia podemos utilizar de uma abordagem que é tradicional para coletar informações, como nas redes sociais. Seria perguntando a cada membro de um grupo especifico como são as relações entre eles.
O método mais utilizado é baseado na procura de informações de ‘quem fala com quem’. Com base nos registros das interações, esse método conta o número de mensagens trocadas entre os integrantes. Esse número de interações representa a intensidade do laço entre os indivíduos.

Algumas redes sociais populares

Monitoramento de redes sociais

As marcas já tiveram controle absoluto sobre o conteúdo exposto e sua imagem. Agora essa tarefa está nas mãos dos consumidores.
Hoje, com a internet e, mais especificamente, com as redes sociais, são os consumidores que criam o conteúdo, formado por opiniões, comparações e avaliações e compartilhado com os outros usuários de redes sociais, que são em primeiro lugar, consumidores.
Neste contexto, o consumidor é usuário de redes sociais e assume também outro importante perfil: o de influenciador. Pensando nisso, o cenário das redes e redes sociais já foi incorporado às estratégias de marketing de grandes empresas, como meio de comunicação e relacionamentos com seus parceiros e consumidores. Mas isso não é o suficiente.
As empresas precisam estar sempre monitorando as redes sociais, ou seja, o conteúdo que é gerado e inserido na rede pelos consumidores.
Mas o monitoramento das redes sociais não pode parar nessa coleta de informações.
É preciso interpretar, analisar e aí então, ter condições de traçar estratégias visando melhorias em seus produtos e serviços.
É aí que surge o desafio: gerenciar o conteúdo das redes sociais não é uma tarefa simples. O volume e a rapidez com que o Buzz é gerado e espalhado exige um software especializado em monitoramento de redes sociais e mais: prático, eficiente e completo.

Porque monitorar?

  1. Os usuários das mídias sociais criam e compartilham seu próprio conteúdo e mais: a imagem da sua marca.
  2. Mais de 78% dos consumidores confiam as decisões de compras às opiniões de usuários de mídias sociais.
  3. A informações inseridas em redes sociais são grande aliado na missão de alcançar seu consumidor, saber o que ele pensa, diz e espera da sua marca.

8 ferramentas gratuitas para monitoramento de suas redes sociais

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Thiago Trivelato

Participa da internet desde o inicio da bolha em meados dos anos 2000, desde lá sempre foi aficionado por internet e tecnologia. Com esta paixão construiu parte da internet trabalhando em provedores como Digiweb, Uol e Locaweb. Traz na bagagem empreendedorismo e negócios pois trabalhou na arquitetura e desenvolvimento de sistemas voltados a compra coletiva e e-commerce (Wego/Skoletivos/Mobly/Shoes4you/Dafiti). Hoje assume o papel de Gerente de TI da Plataforma de Negócios Online 00K, compartilha o conhecimento adquirido na caminhada em artigos técnicos, teóricos e de negócio.

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